quarta-feira, 27 de abril de 2011

Itec entrega kits de inclusão digital para 24 telecentros

Comunidades de 14 municípios alagoanos serão beneficiadas; inscrições para mais 25 salas estão abertas até 4 de maio



Agência Alagoas

compartilhar:

O Governo de Alagoas, por meio do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado (Itec), concluiu a entrega dos 24 kits com computadores, equipamentos e mobília às entidades que vão promover a inclusão digital nas regiões mais pobres do Estado. A montagem e instalação dos equipamentos está prevista para começar na sexta-feira (29).

Inicialmente, serão beneficiadas 22 entidades responsáveis por 24 telecentros em 14 municípios alagoanos. São eles; Olivença, Igaci, Palestina, Quebrangulo, Estrela de Alagoas, Piaçabuçu, Coruripe, Água Branca, Pão de Açucar, Paripueira, Major Isidoro, Cacimbinhas, São Luiz do Quitunde e Maceió.

Cada kit é composto por mesas para computadores, mesa para impressora, cadeiras, armário de aço, computadores, sendo um como servidor de rede, impressora, estabilizadores e roteador wireless. Segundo informações da empresa responsável pela instalação, a montagem de todos os telecentros será concluída até a próxima quinta-feira (5).

Com os computadores montados e a internet configurada, a população já poderá ter acesso aos telecentros, embora o pleno funcionamento deles, com cursos e programações voltadas para cada comunidade, vai depender da instalação do software de gerenciamento.

“Algumas entidades contempladas já possuem o seu próprio link com a internet. Outras estarão aguardando as antenas Gesac do convênio entre Itec e Ministério das Comunicações”, informa o gerente do projeto Telecentros do programa DigitAlagoas, Robson Paffer. “A instalação do software de gerenciamento do telecentro está em fase de conclusão de customização na Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), que trabalha com projeto semelhante, atendendo 600 telecentros naquele estado”, explica Paffer.

A rede da Prodesp funciona através de cabos, diferente da rede do Estado de Alagoas, que funciona através de rede sem fio (wireless). Por isso, a necessidade de adaptar o sistema. O software da Prodesp permite gerenciar os telecentros e apresenta programas educacionais que serão utilizados em toda a rede do DigitAlagoas. A customização está em fase avançada. Segundo Paffer, a expectativa é de que a Prodesp entregue o software dentro de alguns dias.

Mais 25 telecentros

A seleção de entidades para mais 25 telecentros está aberta até o dia 4 de maio. As inscrições são feitas através do site ‘www.digitalagoas.al.gov.br’. Mais informações pelo telefone (82) 3315-1551 ou (82) 3315-3639

Um comentário: